Ipiranga tem lutador campeão de boxe com apenas 28 anos
O Ipiranga acaba de ganhar mais um vencedor. O peso médio Idiozan “Chibata” Matos, de 28 anos, trocou a terra natal, Santo Antonio de Jesus, na Bahia, pelo bairro e não demorou a encontrar o caminho do sucesso. Ele nocauteou no 2º round o boliviano Esteban Tababary, o “Tornado”, de 30 anos, no sábado (7), no ginásio do Ibirapuera, e conquistou o cinturão da World Boxing Forum (WBF), entidade ligada à Associação Mundial de Boxe (AMB). Mais de dez mil pessoas assistiram à luta.
“Eu não tinha nenhum apoio na Bahia e decidi vir pra São Paulo para tentar a sorte. Encontrei pessoas que estão me ajudando bastante e as coisas melhoraram, graças a Deus”, diz Chibata, que no dia 28 de julho já tem outro desafio: vai enfrentar Lázaro Dominguez, também no Ibirapuera. “Sou grato à força que estão me dando a Monumento Sports, a empresa de marketing Femme’s Criando Conceitos, e o Clube Autopeças.
Chibata tem 31 lutas como profissional, das quais venceu 21. “Tenho um cartel ainda maior, de quase 70 lutas, mas como amador”, calcula. Outra lembrança do baiano é do projeto idealizado pelo ex-pugilista Nilson Garrido, destinado a pessoas em estado de vulnerabilidade. O ex-lutador montou uma academia improvisada, debaixo de um viaduto na região central de São Paulo e um dos atletas que ali treinou foi Chibata. Sacos de areia eram substituídos por pneus amarrados por cordas, galões de areia e até carcaças de geladeiras. Mas, hoje, a situação é diferente. Ele frequenta a Academia Corpore, no Ipiranga, e o treinador é Nilson “Tayson” Notari, que se popularizou como sparring de Paulo Zorelo. “O meu objetivo agora é defender o título e dar a minha parcela de ajuda para que boxe cresça cada vez mais no Brasil”.